O descarte inadequado de resíduos é um problema silencioso, mas extremamente prejudicial, colocando em risco tanto a natureza quanto a qualidade de vida da população. Jogar lixo em locais impróprios não só polui o meio ambiente, como também afeta diretamente a saúde de pessoas e animais.
Com isso em mente, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), reforça a importância da ‘Operação Cidade Limpa’ e pede a colaboração da população para denunciar aqueles que descartam lixo e entulho de forma irregular.

O prefeito Léo Moraes também já se posicionou publicamente, alertando que o descarte de resíduos em terrenos baldios, áreas de preservação ou qualquer outro local inadequado é crime, e os responsáveis serão notificados e multados.
Como denunciar
Para contribuir com a fiscalização, qualquer cidadão pode denunciar casos de descarte irregular entrando em contato pelo telefone (69) 98473-2922, informando a localização exata e, se possível, enviando fotos ou vídeos para auxiliar na identificação dos infratores. As denúncias também podem ser enviadas pelo e-mail dpu.semusb@portovelho.ro.gov.br.
Segundo o secretário Marini, as denúncias são fundamentais para manter a cidade limpa, reduzir a proliferação de pragas e doenças, melhorar a acessibilidade, aumentar a segurança no trânsito e garantir um ambiente mais saudável para todos.
O impacto do descarte incorreto
Materiais como plásticos, vidros e metais levam séculos para se decompor e, quando descartados de maneira errada, poluem solos, rios e mares, afetando o equilíbrio dos ecossistemas. Além disso, a presença de lixo nas ruas favorece o surgimento de doenças, atraindo insetos, roedores e outros vetores de contaminação.
Fotos: Felipe Ribeiro / Wesley Pontes – Com informações da prefeitura de Porto Velho.