Após dez meses sem atendimento devido à falta de profissionais, a Prefeitura de Porto Velho retomou as consultas oftalmológicas na rede municipal de saúde. A contratação de médicos permitiu o retorno dos atendimentos no Centro de Especialidades Médicas (CEM) no início de fevereiro, com dois oftalmologistas em atividade.
Na primeira semana, 150 pacientes foram atendidos, e mais 350 consultas estão agendadas até o fim do mês, beneficiando quem aguardava há mais de um ano. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), havia 1.200 pacientes na fila quando a atual gestão assumiu. Com o novo cronograma, cada médica atenderá 84 pacientes por semana, e a expectativa é zerar a fila até junho.

A oftalmologista Bruna de Angelis Chocair elogiou a estrutura do consultório, equipada com tecnologia de ponta, comparável a clínicas particulares. Pacientes como Antônio Carlos de Araújo, que aguardava há mais de um ano, já receberam diagnósticos e encaminhamentos para cirurgias, como no caso dele, que descobriu catarata durante a consulta.